Retiro Vocacional na cidade de Bebedouro

O mês de agosto foi repleto de atividades para refletir as vocações na Paróquia São João Batista em Bebedouro/SP. O ponto alto do mês vocacional foi o Retiro Vocacional Paroquial realizado em 25 de agosto na sede da fundação Coopercitrus e instituto Credicitrus desta cidade.
Com o tema “Comunidade de chamados e de chamadores” e o lema “chamei-te pelo nome, tu és Meu” (Is 43,1), o retiro vocacional levou mais 200 pessoas, entre elas, adolescentes e jovens da catequese paroquial a refletir e a compreender a dinâmica do relacionamento entre Deus e o homem, o que desafia a ouvir o chamado que Ele nos faz e a resposta que nós como indivíduos e Igreja damos a Ele.
A dinâmica do retiro foi dividida em acolhida, palestras, momentos de deserto e o encerramento com a Santa Missa. Na acolhida a equipe de coordenação preparou a “Barca de Jesus”, simbolizando a Igreja, para que todos pudessem, ao serem chamados, entrarem. Ao saírem da barca eram convidados a erguerem a barca, simbolizando a nossa responsabilidade em trabalhar e servir a Igreja, principalmente a paróquia.
A primeira palestra, ministrada pelo seminarista Rodrigo Gonçalves da Silva do 4º ano de Teologia, abordou o tema “o olhar de Deus para nós” e fez uma reflexão sobre como Deus nos vê; como Deus nos chama e se comunica conosco; o que Deus enxerga em nós que nos faz tão importantes para Ele.
A segunda palestra, ministrada pelo Joaquim (o “Bacaninha”), tratou de assuntos sobre a nossa resposta a Deus na perspectiva da Igreja e das diversas vocações e carismas.
Após as palestras, os participantes eram conduzidos a momentos de deserto em que podiam visitar um pavilhão cuidadosamente preparado por todas as pastorais, grupo e movimentos sobre seus trabalhos e importâncias para a paróquia São João Batista. No segundo momento de deserto, os participantes puderam conversar e interagir com os agentes de pastorais para o entendimento do trabalho.
O retiro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Pe. Marciel Silva de Lima, pároco da Paróquia de São João Batista. Em sua homilia e ao final da celebração eucarística, Pe. Marciel reforçou a importância da vocação dos jovens e sua participação para a renovação das lideranças no serviço pastoral.

Por Melissa Marciano