Paróquia Sé Catedral Nossa Senhora do Carmo

Bairro: Centro
Cidade: Jaboticabal
Link: https://web.facebook.com/CatedralJaboticabal

PEQUENO HISTÓRICO O «patrimônio de Nossa Senhora do Carmo», que deu início à povoação de Jaboticabal, data de 1828. Poucos anos depois, em 1843, o povoado torna-se “Curato”, ligado à paróquia de São Bento de Araraquara. De pequena povoação, com o incremento do cultivo do café e a chegada massiva de imigrantes, torna-se no início do século XX uma das Paróquias mais vivas e expressivas da diocese de São Carlos. Pertenceu à Diocese de São Paulo até 1908 quando, com a criação da diocese de São Carlos passou a integrá-la, tornando-se, por sua vez, cidade sede da Diocese de Jaboticabal em 1929. Data de criação 30 de abril de 1857 Igreja Catedral O primeiro templo de Jaboticabal foi uma capela de pau-a-pique coberta de folhas de palmeira. Na segunda metade do séc. XIX, surge uma robusta igreja, sempre de pau-a-pique, que dura até a década de 1920. A construção atual foi erguida entre 1921 e 1926 e abençoada/inaugurada em 16 de julho de 1926. A Igreja Catedral, foi solenemente dedicada em 12 de dezembro de 1990.