Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Vero voluptate

Obrigado por entrar em contato, nossa equipe entrará em contato. Fique atento aos meios de comunicações informados

Encontro Sinodal com as Juventudes do Sub-regional RP 1

Encontro Sinodal com as Juventudes do Sub-regional RP 1


Nos dias 22 e 23 de junho de 2024, aconteceu na Casa de Pastoral “Nossa Senhora de Fátima” em Jaboticabal o Encontro Sinodal com as Juventudes do Sub-regional RP 1, composto pelas dioceses de Ribeirão Preto, Jaboticabal, São João da Boa Vista e Franca.
O Encontro acontece como fruto do espírito oriundo do Sínodo dos Bispos de 2023, quando o Papa Francisco convocou toda a Igreja a ouvir o que o Espírito Santo diz à Igreja. Tal escuta acontece quando os membros da Igreja se dispõem e ouvir uns aos encontros em sincera postura de respeito e acolhida, consciente de que é, na verdade, a voz do próprio Espírito que se é ouvida.
O Encontro contou com a presença dos bispos das quatro dioceses: Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto; Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jaboticabal; dom Paulo Beloto, bispo de Franca; e Dom Eugênio Barbosa Martins, bispo de São João da Boa Vista. Todas as atividades foram preparadas e coordenadas pelos Coordenadores Diocesanos de Pastoral e os Assessores do Setor Juventude das dioceses que compõem o sub-regional.
Para a participação do encontro as dioceses escolheram 25 jovens engajados nas mais diversas pastorais, grupos e movimentos juvenis existentes no sub-regional, que se dispuseram a viver a metodologia da Conversa no Espírito, em 3 momentos, a partir de temas propostos pelo Papa Francisco na Exortação Christus Vivit: Redes – relacionamentos; Migração – pertença e Abusos.
Redes – Relacionamentos
A internet há muito já se tornou o lugar primordial onde os jovens se encontram. Reflete-se hoje o como tornar a internet também local de Evangelização e encontros interpessoais reais, dado que há sempre o risco de o jovem construir um falso “self”, gerando despersonalização.
Migração – pertença 
Toda e qualquer migração acontece porque há uma insatisfação com o lugar ou a realidade em que se vive e, então, se busca uma melhor condição ou realidade. A migração do jovem não se infere apenas em questões territoriais, mas uma migração de grupos e estilos em busca de aceitação.
Abusos
O tema espinhoso do abuso urge reflexão dado que não se trata apenas em falar de crimes sexuais, mas de despeito aos limites e a dignidade da pessoa humana. A reflexão parte da identificação das feridas e o método de cura que podem ser realizados pela Igreja.
O encontro terminou com a apresentação da síntese preparada pelos coordenadores de pastoral do RP 1, sempre vivida e realizada em espírito sinodal.
Texto: Pe. Caio Veiga
Foto: Pe. Cleber Bernardo